Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, uma cidade se constrói e se desenvolve com grandes homens, abnegados, comprometidos e que se doam em prol do bem comum.
Digo isto, para lembrar a figura do Professor e Jornalista José Stênio Lopes, que faleceu no último dia 02 de julho, que dedicou boa parte dos seus 94 anos ao progresso de Campina Grande.
A sua altivez, o seu caráter, o seu espírito empreendedor, o seu idealismo, foram marcas cravadas na história da cidade que muito deve a ele o seu desenvolvimento industrial, vez que foi um dos principais responsáveis pela implantação do Departamento Regional do Senai na Paraíba.
Campina Grande é conhecida pela excelência do seu polo educacional, tanto no ensino superior, como profissional e tecnológico. Nessa área é que o Professor Stenio Lopes deu uma contribuição inestimável por meio da fundação da Escola Senai.
A Escola Senai em Campina Grande, a qual dedicava ele, mesmo aposentado, boa parcela de seu tempo, é referência nacional pelas excelência de seus cursos de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento nas áreas de metalmecânica, couro e calçado, automotiva e construção, dentre muitos outros, e que já formou milhares de técnicos hoje espalhados pelas indústrias de todo o Brasil.
Além disso, o Professor Stênio Lopes foi professor pioneiro da Escola Politécnica de Campina Grande e da Faculdade de Ciências Econômicas. Ao lado dos saudosos Edvaldo do Ó e JoséLopes de Andrade e do ex-reitor da UFPB Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, participou dos grandes momentos e projetos voltados para o desenvolvimento sócio-cultural e econômico de Campina Grande.
Intelectual, deixou obras escritas, principalmente sobre a história do Senai. Jornalista, foi Editorialista pioneiro do Jornal da Paraíba, Superintendente da Rádio Caturité e Editor do Diário da Borborema, importantes órgãos de comunicação daquela cidade.
Foram 94 anos fazendo o bem, participando das mais importantes instituições da cidade e deixando um legado inteiramente voltado para a construção de valores éticos e cristãos, utilizando a educação como instrumento transformador do cidadão.
Um pouco de sua bela e grandiosa história foi eternizada pelo poeta e cordelista Manoel Monteiro, que escreveu o cordel Stênio Lopes Um menino do interior. O cordel biográfico aborda a contribuição de Stênio Lopes na área educacional da cidade, através do SENAI.
Em nome da bancada da Paraíba no Congresso Nacional, quero fazer o registro dessa grande perda para a Paraíba e para Campina Grande, que foi a morte do Professor José Stênio Lopes, desejando a sua família o conforto Divino e a certeza de que, em vida, teve uma existência exemplar e que só deixa saudades.
Por fim, me utilizarei das palavras proferidas em certa ocasião pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco Buega Gadelha, e que constam do prefácio do Livro Uma Escola e Algo Mais, escrito pelo Professor Stênio, lançado em 2008, para bem o definir:
Stênio Lopes é um desses homens frutuosos que, por onde passou, foi capaz de galvanizar pessoas e deixar a sua marca, alicerçada no trabalho árduo dos pioneiros, dos bandeirantes da aprendizagem industrial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário