quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Rômulo une a bancada em favor da educação e pede agilidade em pleitos da Paraíba a Fernando Haddad


Em audiência realizada nesta quarta-feira (16), na Comissão de Educação da Câmara Federal, o deputado Rômulo Gouveia foi recebido pelo Ministro da Educação Fernando Haddad, para tratar de assuntos relacionados à educação superior da Paraíba.
O parlamentar, que estava acompanhado dos senadores Cícero Lucena e Efraim Morais, e dos deputados Major Fábio, Efraim Filho e Marcondes Gadelha, além do Prefeito de Junco do Seridó, Cosmo Simões de Medeiros, mais conhecido como Branco e pelo ex-prefeito de Montadas, Arimatéia Souza.
Na ocasião, Rômulo falou sobre os pleitos da Universidade Federal de Campina Grande e da Universidade Federal da Paraíba, em nome dos reitores daquelas instituições, Thompson Mariz e Rômulo Polari, respectivamente, e fez a entrega de um documento, assinado por toda a bancada federal da Paraíba, em que é solicitado a expansão da UFPB, com a implantação de um campus em Guarabira, uma antiga reivindicação daquela cidade e região polarizada.
Fernando Haddad mostrou-se favorável ao pleito, mas disse das dificuldades do Ministério da Educação em relação aos planos de expansão das universidades federais enquanto não for aprovado pela Câmara o Projeto de Lei nº 1476/2007, que cria cargos efetivos, cargos comissionados e funções gratificadas no âmbito do Ministério da Educação.
O Ministro da Educação pediu, ainda, a compreensão dos parlamentares dizendo que “Educação é problema nacional, não é apenas projeto de governo”, solicitando também o apoio dos parlamentares para a votação do referido Projeto de Lei.
Rômulo Gouveia explicou ao ministro que já havia falado com o líder do PSDB, deputado José Anibal, já que o seu partido faz restrições ao Projeto de Lei nº 1476/2007, a quem disse que “para defender os interesses da Paraíba votaria favorável ao projeto da educação, logo que ele estivesse na pauta da Câmara, mesmo que outra fosse à orientação partidária”.
Todos os presentes tiveram oportunidade de usar a palavra, expondo outros problemas da educação na Paraíba da competência do MEC e cobrando soluções daquele Ministério. Fernando Haddad ouviu a todos, cobrou explicações de seus assessores que estavam presentes e prometeu agilizar a solução de todos os casos apresentados.
A audiência com o Ministro da Educação foi considerada “muito proveitosa” por todos os deputados e senadores participantes, tendo Rômulo Gouveia enfatizado que “a união da bancada em torno do tema educação será fundamental para alcançarmos o êxito que esperamos, que é a expansão e universalização do ensino profissionalizante e superior, público e gratuito, com a implementação dos planos de expansão de nossas universidades e institutos federais de educação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário