quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Rômulo tem semana cheia na Câmara


O deputado federal e vice-governador diplomado Rômulo Gouveia (PSDB-PB) teve uma semana de muitas atividades na câmara dos deputados em Brasília.
Rômulo concedeu entrevistas, participou das reuniões da Comissão de Orçamento, onde defendeu as emendas da Paraíba para obras estruturantes e presidiu a sessão de ontem (21), quando recebeu inúmeros elogios por sua atuação parlamentar ao longo do seu mandato.
O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) falou que o parlamentar paraibano “demonstrou aqui capacidade de articulação política e administrativa”, já o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) falou que o parlamentar paraibano “teve uma atuação destacada, marcada por presença constante e participação em todos os debates que aqui se travaram”. Outro parlamentar que aproveitou o momento para registrar nos anais da casa sua impressão sobre o vice-governador diplomado da Paraíba foi o deputado e ex-ministro da educação no governo Fernando Henrique, Paulo Renato Souza (PSDB-SP), que voltou a câmara depois de ser secretário de educação do estado de São Paulo nos governos José Serra e Alberto Goldman, “acho que é dever nosso prestarmos contas do trabalho que realizamos”.

Rômulo Gouveia destaca novo livro de Ronaldo Cunha Lima

Em pronunciamento na câmara dos deputados, Rômulo Gouveia destacou o novo livro de Ronaldo Cunha Lima, “ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-senador, ex-governador ou, simplesmente, como gosta de ser chamado, poeta”.
Trata-se do livro de poesias intitulado de "Velas Enfunadas- Poemas à Beira-Mar", lançado no último dia 15 de dezembro, no Solar do Conselheiro, em João Pessoa-PB, que foi prefaciado pelo jornalista José Nêumanne Pinto. O livro reúne 71 poemas que têm o mar como cenário. Destes poemas, mais da metade são sonetos, em cuja métrica Ronaldo se mostra muito à vontade.
“Ronaldo, cuja bela história já tive oportunidade de enaltecer em vários pronunciamentos, é membro da Academia Campinense de Letras, onde ingressou em 11 de março de 1994, saudado que foi pelo saudoso acadêmico Amaury Vasconcelos”, falou Rômulo Gouveia.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Rômulo Gouveia na Tribuna


O deputado federal e vice-governador eleito da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSDB), usou a tribuna da câmara dos deputados no dia de ontem (15) para falar sobre o lançamento do novo livro do jornalista Abelardo Jurema Filho.
O livro Cenário de Alvim: 27 histórias do filho de um exilado foi lançado no hall da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba no último dia 13 de dezembro.
“Esta obra faz parte da comemoração dos 50 anos da federalização da Universidade Federal da Paraíba, uma luta do então Deputado Federal, ex-ministro da Justiça, Abelardo Jurema”, disse Rômulo.
PEC300
Rômulo voltou a cobrar a votação em segundo turno da PEC300, que irá beneficiar os policias e bombeiros militares do Brasil.
“A propósito, o Governador Ricardo Coutinho e este Deputado apóiam essa luta que vamos travar na Paraíba”, falou o tucano.
O parlamentar aproveitou para registrar a escolha da equipe que vai comandar a pasta da segurança no próximo governo paraibano, “quadros que, com certeza, irão ter o grande desafio de reduzir a criminalidade, de fechar as fronteiras do Estado para o crime, a fim de garantirmos a tranquilidade dos paraibanos”.
Emenda 29
Outra cobrança que foi feita pelo deputado Rômulo foi à regulamentação da Emenda 29, que disciplina os recursos da saúde em nosso país.
Rômulo Gouveia alertou para a situação “séria”, que passa o setor da saúde.
“Na Paraíba não é diferente; na minha cidade, Campina Grande, também não é diferente”, falou Rômulo.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Relatório de Rômulo Gouveia é aprovado por unanimidade pela Comissão de Orçamento


O deputado federal e vice-governador eleito da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSDB) apresentou o relatório final sobre Fazenda, Desenvolvimento e Turismo a Comissão Mista de Orçamento da União – CMO.
Também foram aprovados na segunda (13) os orçamentos setoriais da Receita, que tem como relator o deputado Bruno Araújo e de Infraestrutura, de autoria do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG).
Esses eram os dois últimos relatórios setoriais que precisavam ser aprovados para que Serys Slhessarenko possa concluir o relatório final sobre a proposta orçamentária de 2011.
Turismo
O relatório da Fazenda, Desenvolvimento e Turismo reúne a programação dos Ministérios da Fazenda; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e do Turismo. Reúne ainda os encargos financeiros da União; transferências ao Distrito Federal, estados e municípios; operações oficiais de crédito; e refinanciamento da dívida pública mobiliária federal.
Os dados do relatório indicam a manutenção da tendência de crescimento dos gastos com pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida, e outras despesas correntes, assim como a redução dos investimentos dos órgãos que integram o setor.
A redução decorre principalmente na programação do Ministério do Turismo. Boa parte da dotação devera ser recomposta na tramitação da proposta orçamentária no Congresso Nacional, uma vez que parte das emendas individuais e coletivas tem como objetivo direcionar recursos para investimentos a serem executados pelo ministério.
O autor do relatório, deputado Rômulo Gouveia (PSDB-PB) sugere à relatora-geral do Orçamento o reforço de dotações do Ministério do Turismo, em conformidade com dispositivo do parecer preliminar da proposta orçamentária de 2011, que autoriza a alocação de recursos para ações diretamente relacionadas à realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 nas áreas de transporte, saúde, segurança e infraestrutura urbana, turística e esportiva, especificamente nos estados-sede do torneio e respectivas regiões metropolitanas até o valor global de R$ 900 milhões.
“Fiquei feliz com a aprovação do nosso texto por unanimidade pela comissão, alguns colegas brincando, disseram que só tinham uma ressalva, a Paraíba foi prestigiada de forma especial”, falou Rômulo que concluiu dizendo, “não poderia ser diferente”.

Rômulo Gouveia foi escolhido o político mais honesto da Paraíba

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), foi escolhido pelos internautas que acessam o PBJÁ, como o político mais honesto da Paraíba.
O vice-governador eleito foi o menos votado na enquete, que perguntou qual o homem público mais corrupto do Estado.
O atual governador, José Maranhão (PMDB), é o mais corrupto, na opinião dos internautas que acessam o portal.
Veja detalhes da enquete:
Quem é o político mais corrupto da Paraíba na sua opinião?
José Maranhão
57 32.9%
Veneziano Vital do Rêgo
30 17.3%
Cássio Cunha Lima
28 16.2%
Vital do Rêgo Filho
19 11%
Efraim Morais
15 8.7%
Cícero Lucena
8 4.6%
Wilson Santiago
8 4.6%
Ricardo Coutinho
4 2.3%
Outro
3 1.7%
Rômulo Gouveia
1 0.6%
Número de Voto: 173
Primeiro Voto : Sex, 03 de Dezembro de 2010 09:18
Último Voto: Dom, 12 de Dezembro de 2010 19:08
Dados do PBJá

Rômulo alerta autoridades sobre as drogas

Em pronunciamento na câmara dos deputados em Brasília, o deputado federal e vice-governador eleito da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSDB) alertou as autoridades sobre o crescimento do consumo de drogas nos municípios brasileiros.
“A CNM apresentou dia 13 uma pesquisa que aponta o crescimento das drogas entre os Municípios. Espero que seja prioridade do Governo Federal, dos governos estaduais, dos governos municipais e da sociedade como um todo um trabalho no sentido principalmente de recuperação dos viciados”, disse Rômulo.
O deputado federal disse ainda que o congresso precisa fazer também sua parte com relação a segurança pública, “quanto à votação em segundo turno da PEC nº 300. A situação da segurança pública nos Estados é grave”.

Deputado registra nova obra de Elizabeth Marinheiro

Rômulo Gouveia (PSDB-PB) registrou na tribuna da câmara dos deputados o mais novo trabalho da escritora Elizabeth Marinheiro.
A obra, Tessituras do Eu & Fortuna Crítica II, é o 12º livro da autora e além de resgatar momentos de sua vida, reúne dezenas de comentários de escritores renomados, do Brasil e do exterior, sobre a obra da escritora campinense.
“A obra, traz uma grata satisfação a todos os que a leem, em razão do estilo já consagrado e, segundo as palavras da própria escritora: Os leitores vão encontrar minha história na literatura supostamente marginal. Flagrantes do cotidiano de minha vida”, falou Rômulo.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Rômulo se reúne com médicos de Campina Grande


O deputado federal e vice-governador eleito Rômulo Gouveia (PSDB-PB) esteve reunido neste final de semana com médicos de Campina Grande.
Recém chegado da Conferencia do Clima (COP16), que aconteceu no México este ano, Rômulo foi procurado por médicos da cidade para lhe colocarem a par, dos problemas que estão ocorrendo na saúde do município.
Eles falaram sobre a importante reunião com o governador eleito Ricardo Coutinho e de que depositam total confiança no futuro governo que irá se instalar em primeiro de janeiro.
Os médicos disseram ao vice-governador eleito que a situação da saúde em Campina Grande é “gravíssima”, tento em vista que o hospital regional esta recebendo todos os casos de saúde, dos mais simples, aos graves, “a prefeitura não faz o seu papel e sobrecarrega o regional”, disseram eles.
Eles entregaram ao vice-governador eleito um documento a ser encaminhado ao governador eleito Ricardo Coutinho com sugestões de médio-prazo para minimizar os problemas técnico-administrativos encontrados no hospital e na saúde de Campina Grande.
Estavam na reunião os médicos: Geraldo Antonio, Marcio Brito, Rodrigo Farias, Amaro Jorge e Dr. Valdivino.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rômulo participa da COP16


O deputado federal e vice-governador eleito do estado da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSDB) está em Cancún no México discutindo as mudanças climáticas na COP-16(16ª Conferência Climática das Nações Unidas).
Rômulo faz parte da Comissão Mista das Mudanças Climáticas no Congresso Nacional e participou da última conferência, a COP-15, que teve como sede Copenhague, na Dinamarca, “me senti honrado em representar o Brasil em mais está conferência e ten
tar buscar soluções para problemas enfrentados em todo o mundo e também no estado da Paraíba, como o lixo”.
O parlamentar paraibano manteve contato com os responsáveis da Lixo 0 Brasil, Conferência Internacional que aconteceu em Florianópolis – SC, “o lixo urbano será em breve, se não é hoje, um dos grandes problemas de toda humanidade”.
Durante o evento Rômulo Gouveia também manteve conversa com o diretor do Departamento de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, negociador chefe da delegação brasileira.
A 16ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP16) estará acontecendo até o dia 10 de dezembro, em Cancún (México).

sábado, 4 de dezembro de 2010

Nota de Esclarecimento

Vimos por desta, esclarecer a Imprensa paraibana e ao público em geral o desencontro de informações, provocados pelo sistema que digitalização das emendas parlamentares apresentadas ao OGU (Orçamento Geral da União).
Por conta de um erro de digitação, foi colocada no sistema, uma emenda parlamentar do deputado Rômulo Gouveia para o estado da Bahia.
Rômulo, por conta da sua atuação parlamentar, este ano, é o Relator Setorial da Fazenda, Desenvolvimento e Turismo no Orçamento Geral da União e está recebendo, discutindo e encaminhando as emendas de parlamentares de todo o Brasil referente a este setor.
Quando este erro foi identificado pela assessoria do deputado no inicio desta semana, foi prontamente pedida à correção ao SISEL (Sistema de Controle de Solicitações de Ajustes de Emendas Apresentadas).
Ficamos surpresos com a divulgação por parte da imprensa deste erro, que achávamos que já havia sido corrigido.
Na verdade está emenda de R$300.000(trezentos mil reais), foi colocada para o estado da Paraíba, que através do seu gestor no ano de 2011, irá destiná-la para os municípios do nosso estado, até porque, Rômulo Gouveia nos últimos dias tem lutado, e vai continuar a lutar, para que o estado da Paraíba receba todos os recursos necessários, pelo governo federal, para implementação de obras importantes no seu desenvolvimento.
Com relação à emenda para a UFT (Universidade Federal do Tocantins), no valor de R$200.000(duzentos mil reais). Ela está direcionada para manutenção do seu Pólo de Extensão localizado em Campina Grande-PB, conhecido por todos, como a Universidade da Maturidade.
A Universidade da Maturidade está funcionando em Campina Grande há quase dois anos, na Escola Cacidilva, e atende a centenas de pessoas da melhor idade, sendo o primeiro pólo de extensão da UFT fora do Tocantins, luta e conquista do deputado federal Rômulo Gouveia.
Diante dos fatos apresentados, gostaríamos da ampla divulgação, para que a verdade venha à tona. Até porque todos os paraibanos sabem do trabalho desempenhado pelo deputado federal Rômulo Gouveia, vice-governador eleito do estado da Paraíba.
Deputado que, em sua estada na Câmara Federal, procurou lutar pelas causas da Paraíba e dos paraibanos, sendo voz ativa na luta pelo ensino superior e de qualidade em todos os recantos do estado, concretizando o fortalecimento das suas instituições: UFPB, UFCG e UEPB, como também do ensino técnico, enviando recursos para a Escola Técnica Redentorista e Instituto Federal da Paraíba, além de outras instituições que merecem todo o apoio e respeito do povo paraibano, como: APAE, FAP, Instituto dos Cegos de Campina Grande e o Hospital Laureano que atende milhares de paraibanos.
Sem mais, o nosso agradecimento pelo esclarecimento ao povo da Paraíba,

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Tucano fala sobre PEC300


O deputado Rômulo Gouveia falou sobre a urgência na votação da PEC300 em segundo turno pela câmara dos deputados, “não é somente a remuneração do bombeiro e do policial, mas é também compartilhar com a União o gravíssimo problema que assola o Brasil inteiro: a segurança pública”.
Rômulo disse que vários estados, a exemplo da Paraíba, atravessam problemas relacionados à segurança pública.
“Mas tenho esperança de que esta Casa vote em segundo turno a PEC nº 300 e contribua, definitivamente, com a segurança pública do nosso Estado”, disse o deputado federal Rômulo Gouveia.

Rômulo Gouveia lembra o aniversario de Alagoinha

Rômulo Gouveia (PSDB-PB) lembrou na câmara dos deputados a comemoração do 57º aniversário de emancipação política de Alagoinha, no dia 3 de dezembro.
“Não vou poder participar das festividades porque cumprirei missão oficial representando esta Casa na Conferência Mundial sobre Mudança Climática, no México, mas gostaria de homenagear desde os fundadores, o seu primeiro Prefeito, de saudosa memória, Geraldo Beltrão, até a atual e grande Prefeita Alcione Beltrão, que realiza relevante trabalho, uma administração inovadora, moderna, com vários investimentos”, disse Rômulo.

Rômulo lembra os 80 anos de Raymundo Asfora

O deputado federal e vice-governador eleito Rômulo Gouveia (PSDB-PB) lembrou na tribuna da câmara dos deputados os 80 anos do jurista e tribuno Raymundo Yasbeck Asfora que teria completado no último dia 26 de novembro.
“Quero aqui, reverenciar a memória daquele que em vida foi um exemplo de liderança, de homem público probo, de um amigo fiel e de um homem devotado às causas populares”, falou Rômulo Gouveia.
O parlamentar falou de toda a trajetória de Raymundo Asfora e que no começo da sua carreira política o tinha como conselheiro, “Campina Grande, recebeu do tribuno um título que se tornaria marca registrada da força, da garra e da tenacidade de seus moradores: A CAPITAL DO TRABALHO”.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Na Câmara: Rômulo lembra proximidade do aniversario do Rei do Baião

Em discurso no dia de hoje (30) na câmara dos deputados, Rômulo Gouveia (PSDB) lembrou a proximidade do aniversario do Rei do Baião Luiz Gonzaga.
No próximo dia 13 de dezembro, todo o Nordeste do Brasil irá comemorar o aniversário de nascimento de um dos seus maiores nomes, que em vida divulgou e lutou pelas coisas e a gente daquela região. Se vivo estivesse, esse mito da música popular brasileira estaria completando 98 anos.
“Para celebrar essa data, a UEPB - Universidade Estadual da Paraíba em parceria com o Museu Fonográfico Luiz Gonzaga, sediado em Campina Grande-PB, irão realizar um grande evento comemorativo, rememorando o grande talento do cantor e compositor nordestino”, falou Rômulo Gouveia.

Rômulo se reúne com setor Calçadista e Associação Comercial de Campina Grande


Na noite de ontem (29) o deputado federal e vice-governador eleito Rômulo Gouveia esteve reunido com o setor calçadista e também com os integrantes da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande.
Rômulo estava acompanhado da deputada estadual eleita Eva Gouveia, do deputado estadual e federal eleito Romero Rodrigues e do presidente da Federação das Câmaras de Diretores Lojistas da Paraíba Arthur Almeida.
Os representantes do setor produtor de calçados em Campina Grande fizeram um apelo para que o deputado federal e vice-governador eleito interviesse junto ao aumento dos impostos estaduais, nos dias de hoje, no próximo governo, como também a implementação de políticas de incentivo ao setor.
Logo em seguida Rômulo esteve com os diretores da Associação Comercial de Campina Grande, que coincidência ou não, reclamavam da mesma coisa.
Representantes do setor de autopeças e da construção civil temiam pelo impacto dos tributos na economia de Campina Grande.
Durante as duas reuniões todos exaltaram a receptividade do governador eleito Ricardo Coutinho para com os setores produtivos da cidade.
Rômulo disse que seria importante levar tais reivindicações ao governador eleito e que em nenhum momento iria fugir da luta em favor de Campina Grande, “moro aqui e continuarei a morar”.
Rômulo Gouveia já está em Brasília, no dia de hoje (30), onde continua a encaminhar os pleitos da Paraíba junto ao orçamento geral da união e no final da semana estará representando o Brasil e Câmara dos Deputados no México em mais um congresso sobre as mudanças climáticas.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Rômulo chama a atenção das autoridades nacionais para suspensão dos Carros-Pipa

O deputado federal e vice-governador eleito Rômulo Gouveia (PSDB-PB) chamou a atenção das autoridades nacionais para suspensão, no estado da Paraíba, do serviço de carro-pipa que atendia as famílias que sofrem com os efeitos da estiagem, ontem (25) em discurso na câmara.
Rômulo disse também que já apelou ao governo federal imediata solução do problema, “fiz por escrito ao Ministério da Integração Nacional e ao Ministério da Defesa”.
Enquanto discursava na tribuna da câmara sobre o assunto o parlamentar e vice-governador eleito da Paraíba estava acompanhado do deputado estadual e federal eleito Romero Rodrigues.

Na Câmara: Rômulo destaca números do IBGE em favor do governo Cássio


Usando mais uma vez a tribuna da câmara dos deputados, Rômulo Gouveia (PSDB-PB) destacou os números do IBGE que indicam crescimento do PIB da Paraíba no governo Cássio Cunha Lima.
No último dia 17 de novembro, ao divulgar o estudo de contas regionais do Brasil entre os anos de 2004 e 2008, o IBGE comprovou que a Paraíba cresceu em 2008 acima da média nacional, alcançando um crescimento em relação ao ano anterior (2007) de 5,5%. No Brasil, no período citado, o crescimento foi de 5,2% e a região Nordeste cresceu 5,5%.
Em 2008, segundo ainda os dados do IBGE, a Paraíba ficou em 11º lugar em crescimento do PIB entre todos os estados da Federação e 5º posição na economia do Nordeste. Atualmente, a Paraíba ocupa a 18º posição entre todos os estados.
Em termos comparativos outro dado importante foi a divulgação do quadro da variação real acumulada por período, referente ao crescimento do PIB do estado entre os anos de 95 e 2002, que ficou em 17,1% e que no período correspondente aos anos de 2002 a 2008, esse crescimento chegou a 29,5%. Enfim, a economia paraibana cresceu naquele período, revelando que apesar das dificuldades enfrentadas, todos os setores foram contemplados com políticas públicas específicas, o que atraiu também novos investimentos privados, ocasionou a geração de emprego e renda, a melhoria da qualidade de vida da população e o crescimento econômico.
“Este meu registro vai também como uma forma de desagravo e em solidariedade ao ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi tão injustamente combatido e atacado, mas que agora vê o seu esforço em favor do bem comum ser reconhecido, não só pelo povo da Paraíba, que lhe conferiu mais de 1 milhão de votos para o senado nas últimas eleições, mas também oficialmente por meio dos números e indicadores reais aferidos e divulgados pelo IBGE, importante instituição federal”, falou Rômulo Gouveia.

sábado, 20 de novembro de 2010

Rômulo inaugura Centro Social


O deputado federal e vice-governador eleito Rômulo Gouveia (PSDB-PB) inaugurou na manhã deste sábado (20) um Centro Social na cidade de São Domingos do Cariri.
O convite foi feito pelo prefeito José Ferreira, que recebeu Rômulo ao lado dos deputados estaduais Manoel Ludgério e Jacó Maciel, além de prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de toda região.
A inauguração aconteceu na comunidade rural de Pau dos Ferros, que recebeu o Centro Social Sebastião Gonçalves da Costa, em homenagem a um popular músico do lugar.
“Estou aqui por que gosto de estar ao lado do povo e é o que farei durante todo mandato que o povo da Paraíba concedeu a mim e a Ricardo Coutinho”, disse Rômulo.

sábado, 6 de novembro de 2010

Rômulo participa dos 35 anos do Redentorista


O deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB-PB) e vice-governador eleito esteve ontem na Escola Técnica Redentorista em Campina Grande.
Rômulo, ao lado de convidados, participou das homenagens aos 35 anos da escola em Campina Grande.
“A história da minha família se confunde com a da escola. Meu irmão Robson estudou aqui, foi contratado por uma grande empresa e hoje é um empresário de sucesso”, falou o deputado.
Padre Thiago de Melo Correia, diretor do Redentorista, falou que o deputado sempre esteve presente ajudando a escola, “espero que o senhor possa nos ajudar a aumentar o número de bolsas financiadas pelo governo do estado”.

Nota de Esclarecimento

Muito me surpreendeu ao ler na imprensa, declarações dadas a meu respeito pelo deputado Vital Filho, em tom indelicado e até raivoso.
Inicialmente, devo dizer também, que a atuação parlamentar não se mede apenas pela substituição da qualidade pela quantidade, com a produção em escala industrial de requerimentos e projetos de lei.
Mede-se por um conjunto de ações: Pela presença em plenário, votando as matérias de interesse dos brasileiros e se pronunciando sobre os mais diversos temas; pela presença em Comissões, participando das atividades e atuando como relator de projetos importantes; pela presença em Ministérios, cobrando diretamente os benefícios e melhorias para o nosso povo,
Foi desse modo que agi em meus quase quatro anos de mandato, tendo alcançado na Câmara Federal um inegável prestígio. Tanto é assim, que, por solicitação da Presidência da Câmara, representei o parlamento em diversas missões nacionais e internacionais e tenho meu trabalho divulgado com destaque nos órgãos de comunicação daquela Casa.
Nas minhas emendas parlamentares e na minha atuação na Comissão de Orçamento do Congresso Nacional, procurei alocar verbas para a saúde, para a interiorização e expansão do ensino superior público e gratuito, para a agricultura por meio das patrulhas mecanizadas.
Ainda, só divulguei o que realmente fiz. Não crio factoides.
Assim, muito me orgulho de minha atuação como deputado federal. Meu mandato foi julgado e aprovado por quem deve julgá-lo e aprová-lo: o povo da Paraíba, ao me eleger para o honroso cargo de vice-governador nas últimas eleições.
Comentei as eleições da Paraíba em recente pronunciamento na Câmara, como participante ativo do processo. Tenho esse direito e também o de não me calar diante dos desmandos e atentados à lei eleitoral que presenciei ao lado de companheiros da coligação.
O fiz de forma genérica e sem nominar pessoas e sem adentrar em detalhes, pis me pareceu que aquela Tribuna não era o foro adequado. O é, e será, como disse, o dos órgãos de fiscalização e judiciais.
O uso desmedido da máquina pública em favor de nossos adversários é fato público e notório. “Figuras” devem existir, em que cause constrangimento a simples menção a esse fato e em que se caiba a carapuça.
Agradecendo antecipadamente pelo espaço e divulgação.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Rômulo Gouveia fala sobre a disputa eleitoral em discurso na Câmara: “Quero dedicar está vitória ao senador Cássio Cunha Lima”


O deputado Rômulo Gouveia (PSDB-PB), que no último dia 31 de outubro se elegeu ao lado de Ricardo Coutinho (PSB) vice-governador do estado, destacou a disputa eleitoral em discurso na câmara dos deputados em Brasília no dia de hoje (03).
Rômulo Gouveia falou que em breve estará saindo daquela casa legislativa, onde segundo ele, aprendeu muito nos últimos anos, sendo o seu quinto mandato legislativo.
O parlamentar disse ainda que chegou a câmara com o respaldo de muitos paraibanos, que o fizeram o mais votado na sua cidade Campina Grande e um dos mais votados no estado no ano de 2006, “pautei minha atuação em temas relevantes para o País e para a Paraíba, a exemplo da expansão da telefonia móvel celular, interiorização e expansão do ensino superior e profissionalização do ensino público e gratuito, defesa do crédito e da produção aos agricultores brasileiros, defesa das políticas públicas para o combate à violência e a luta pela aprovação do piso salarial para policiais e bombeiros militares — a PEC 300 — , mas também a regulamentação da Emenda 29, que destina mais recursos para a saúde”.
Rômulo falou que esteve e está nas principais comissões da câmara, proferiu parecer sobre emendas constitucionais e esteve presente em importantes missões internacionais.
O tucano disse que volta a Paraíba com a certeza do dever cumprido, “para servir mais de perto o povo da minha querida terra, como Vice-Governador, cargo que assumirei a partir de 1º de janeiro de 2011, tendo a honra de estar ao lado de Ricardo Coutinho, eleito Governador do Estado”.
Rômulo Gouveia também se lembrou da sua família, aproveitando para parabenizar a todos que se elegeram neste ano, a exemplo da sua esposa Eva Gouveia, que assumirá cadeira na Assembleia Legislativa.
O vice-governador eleito dedicou a vitoria ao senador mais votado do estado, Cássio Cunha Lima, “que enfrentou esse processo político com muita grandeza”.
“Todos nós paraibanos aguardamos do Supremo Tribunal Federal, guardião da nossa Constituição, das liberdades democráticas e das leis deste País, o respeito e o referendo ao verdadeiro julgamento: o julgamento das urnas e o julgamento do povo”, falou Rômulo Gouveia.
Rômulo ainda disse do honroso convite feito por Ricardo Coutinho e a alegria de caminhar com os partidos aliados, PSB, PDT, PTN, PPS, DEM, PTC, PV, PRP e PSDB.
O parlamentar falou do que ajudou a prosseguir: “a inabalável fé em Deus, a confiança e a força do povo a nos incentivar”.
“Lutamos contra a máquina estatal posta à disposição de ofertar o possível e o impossível em troca de votos e vencemos! Lutamos contra a mentira, a calúnia e a intolerância religiosa e vencemos! Lutamos contra os factóides, o uso indevido das forças de segurança, os crimes eleitorais e o aparelhamento político das instituições e vencemos! Enfim, lutamos contra um mal maior, o qual não tínhamos como combater: a força avassaladora do dinheiro, dinheiro vivo, tentando comprar o que não se compra, a consciência de um povo sofrido para que fosse vitorioso um projeto perdido no tempo, ultrapassado e mesquinho”.
O tucano destacou o erro gritante das pesquisas eleitorais divulgadas pela grande imprensa paraibana no primeiro turno, “enquanto os institutos de pesquisa mostravam uma derrota acachapante para a nossa chapa, vencíamos a eleição. Ricardo Coutinho e Rômulo Gouveia alcançaram 942.121 votos”, e continuou mais na frente, “a nossa responsabilidade pelo resultado eleitoral de 1.079.164 votos para Ricardo Coutinho e Rômulo Gouveia, como eu disse anteriormente, contrariando mais uma vez as pesquisas eleitorais, que já davam no segundo turno um empate técnico, até mesmo na boca de urna”, depois destacou, “mas o resultado final foi de 148.833 votos de diferença para uma campanha, como eu disse, sofrida, de muitos desafios, de muitos obstáculos”.
Rômulo Gouveia aproveitou para pedir ao atual governo que faça uma transição correta e que proceda os ajustes que a Lei de Responsabilidade Fiscal determina, “o Secretário de Finanças, ontem, falou de sua preocupação com o pagamento do 13º salário, dizendo que o Estado tem apenas a metade do valor necessário”.
Dentro do seu discurso Rômulo foi aparteado por alguns colegas de câmara, a exemplo de Luiza Erundina, “fiquei muito orgulhosa daquela campanha, do apoio popular que essa chapa teve e do entusiasmo”.
Quem também aparteou foi o deputado reeleito Efraim Filho, “sem dúvida nenhuma um marco da nova história que a Paraíba viverá nos seus próximos 4 anos”. Outro a falar foi Duarte Nogueira, “é uma alegria para nós ter visto eleito o candidato a Governador Ricardo Coutinho e, em especial, vossa excelência eleito Vice-Governador, representando o nosso PSDB na Paraíba”.
Outro a falar foi Júlio Delgado, “venho a esta tribuna cumprimentar vossa excelência, cumprimentar o nosso companheiro Ricardo Coutinho, o PSB e o PSDB por essa coligação e felicitar o povo da Paraíba pela feliz escolha”, no final também foi aparteado pelo deputado paraibano reeleito Damião Feliciano, “nós tivemos uma vitória gloriosa, glamorosa, mas, acima de tudo, na raça, na determinação do povo”.
Ao final do seu discurso Rômulo Gouveia destacou, “o registro da nossa vitória, da força do povo e da mão divina. Espero que Ricardo Coutinho e eu sejamos dignos da confiança de mais de 1 milhão de paraibanos que nos indicaram para conduzir os destinos da Paraíba”.

Rômulo destaca em discurso na Câmara os 146 anos de Campina

O deputado federal e vice-governador eleito do estado da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSDB) destacou na tribuna da câmara dos deputados hoje (03) no pequeno expediente os 146 anos de Campina Grande.
“Tradicionalmente, nos últimos três anos tenho feito registro, e faço este registro, em primeiro lugar, pela pujança, pela força que a cidade detém na área da educação como polo de educação, na área da tecnologia como polo de tecnologia”, e continuo Rômulo, “na força política que a cidade detém, no futebol, com a hegemonia do futebol paraibano através do Treze e do Campinense, mas também na força do seu povo”.
O parlamentar paraibano destacou a independência da cidade e sua força industrial e cultural, “é também a cidade do maior São João do mundo, um dos maiores eventos culturais do País”.
Ao final do discurso sobre Campina Grande, Rômulo Gouveia fez um apelo ao ministro da integração nacional para que regularize a situação dos carros pipas, “o nosso Cariri paraibano sofre com a seca e os carros pipas, os chamados pipeiros, não recebem desde o mês de agosto”.

sábado, 30 de outubro de 2010

Rômulo visita feira de Boqueirão e participa da Ricarande


O deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB-PB) e também candidato a vice-governador de Ricardo Coutinho (PSB) visitou a feira de Boqueirão e participou da ‘Ricarande’ em Campina Grande, relembrando o saudoso carnaval fora de época criado na gestão do então prefeito Cássio Cunha Lima.
Rômulo em Boqueirão estava acompanhado do prefeito Carlos José, do senador suplente Carlos Dunga, do vereador de Campina Tovar Correa, vereadores de Boqueirão e lideranças de toda região.
“Conversei com muitas pessoas na feira, o clima no cariri não é diferente do restante da Paraíba, vamos à vitória”, falou o vice de Ricardo.
Depois da visita a Boqueirão, Rômulo Gouveia se encontrou com Ricardo Coutinho, com o senador mais votado da historia da Paraíba, Cássio Cunha Lima e uma multidão no bairro da Estação Velha em Campina Grande, onde estavam concentrados para cumprirem um percurso que terminou no viaduto Elpidio de Almeida.
Quem também estava em Campina Grande ao lado de Rômulo e Ricardo era os campeões mundiais e olímpicos, Ricardo e Zé Marcos.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Rômulo vai a Policia Federal e Justiça Eleitoral


Rômulo Gouveia (PSDB), deputado federal pela Paraíba e candidato vice-governador da Coligação Uma Nova Paraíba, esteve na tarde de hoje (29) na Policia Federal e Justiça Eleitoral em Campina Grande.
O candidato a vice-governador agradeceu o trabalho da Policia Federal e Justiça Eleitoral nos últimos dias e pediu o empenho para que mais abusos a legislação eleitoral não sejam cometidos.
“O eleitor não pode ser pressionado de forma alguma, nem pelo poder econômico, nem por outras formas”, disse Rômulo.
Rômulo Gouveia estava acompanhado de advogados da coligação.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Rômulo vai a Bela Vista e a Barra de Santa Rosa


O candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), Rômulo Gouveia (PSDB), esteve em comícios no bairro da Bela Vista em Campina Grande e na cidade de Barra de Santa Rosa no Curimataú paraibano na noite de ontem (26).
Na Bela Vista, Rômulo estava ao lado do deputado federal mais votado em Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), “Campina precisa dizer não, aos que perseguem a cidade e o senador de Campina e da Paraíba, Cássio Cunha Lima”.
Em Barra de Santa Rosa, no curimataú paraibano, o deputa
do federal pelo PSDB da Paraíba, estava ao lado do deputado federal reeleito Efraim Filho (DEM), da deputada estadual eleita Gilma Germano, do prefeito de Picuí e presidente da FAMUP (Federação das Associações dos Municípios da Paraíba) Buba Germano, vereadores e lideranças de Baraúna, Nova Floresta e de toda região.
“Enquanto o outro candidato tem muitos bois, nós temos o povo ao nosso lado”, disse Rômulo que completou, “vamos valorizar o potencial de cada região”.
Após o comício o vice-governador de Ricardo Coutinho visitou o prefeito Evaldo Costa Ramos, que recentemente aderiu à candidatura da Coligação Uma Nova Paraíba.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Rômulo participa de comício no Jeremias


Rômulo Gouveia (PSDB) participou de comício no bairro do Jeremias em Campina Grande na noite de ontem (25).
O deputado federal e candidato a vice-governador de Ricardo Coutinho (PSB) falou sobre os projetos que “faram a Paraíba dar o salto para o futuro”.
Rômulo que estava ao lado do deputado federal majoritário na cidade, Romero Rodrigues (PSDB), pediu o empenho e vigilância da população nesses últimos dias que antecedem o pleito eleitoral, “vão chegar com todo tipo de proposta para vocês, votem com a consciência, votem 40”, falou o candidato a vice-governador que representa Campina Grande e região.

domingo, 24 de outubro de 2010

Zé Maranhão em Borborema: “Eu voto e peço para o 40”


O deputado federal e candidato a vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB) participou de comícios em cidades do brejo paraibano na noite de ontem (23).
Rômulo ao lado do deputado eleito Tião Gomes, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de toda região participaram de comícios em Pilões e Borborema.
Na cidade de Borborema o ex-prefeito Zé Maranhão falou a todos que está com Ricardo e Rômulo, “eu voto e peço para o 40”.
“O deputado Tião Gomes está engajado em nossa campanha, ele é um grande companheiro, não é de hoje que conheço sua força e garra”, disse Rômulo Gouveia, vice-governador de Ricardo Coutinho.
Depois de participar do comício em Borborema, Rômulo ainda esteve em Dona Inês, onde também lá foi realizada uma passeata seguida de comício, “estou em Dona Inês também para abraçar meu amigo prefeito Justino que completa nova idade no dia de hoje”.

sábado, 23 de outubro de 2010

Rômulo Gouveia participa de evento pró-Serra em Sumé


Rômulo Gouveia (PSDB), deputado federal e candidato a vice-governador da Coligação Uma Nova Paraíba, participou na manhã de hoje (23) de um evento pró-Serra na cidade de Sumé, no cariri paraibano.
O deputado federal falou da importância de ter José Serra na presidência do Brasil, “ele foi o melhor ministro da saúde dos últimos tempos, um ótimo prefeito e um excelente governador de São Paulo”, falou Rômulo a um público formado de políticos, lideranças estudantis e formadores de opinião do cariri paraibano.

Rômulo visita a feira de Serra Redonda


O deputado federal pelo PSDB da Paraíba e candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Ricardo Coutinho (PSB) visitou a feira da cidade de Serra Redonda na manhã de hoje (23).
Rômulo Gouveia foi recebido pelo ex-prefeito Dorgival Pereira Lopes e o ex-vice-prefeito Ronaldo Freire.
Na visita a feira Rômulo estava ao lado do ex-prefeito Gilberto Cavalcanti, vereadores e lideranças da região.
“Estamos unindo a Paraíba”, falou Rômulo Gouveia.

Rômulo participa de Comícios ao lado de Tião Gomes


Rômulo Gouveia (PSDB), deputado federal e candidato a vice-governador ao lado de Ricardo Coutinho (PSB) participou, ontem (22), de comícios ao lado do deputado estadual eleito Tião Gomes (PSL).
A primeira cidade visitada pelo vice-governador foi Cacimba de Dentro, onde uma multidão o esperava.
Em seguida Rômulo seguiu para Casserengue, onde o prefeito Genival Bento da Silva (Dinda) o esperava ao lado de vereadores e lideranças de toda região.
“Na quinta participamos de comícios em Soledade, Cubati e Pedra Lavrada, onde o povo nos esperava com muita festa”, falou Rômulo Gouveia.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Rômulo participa de Caminhada e Carreata


O deputado federal e candidato a vice-governador de Ricardo Coutinho (PSB), Rômulo Gouveia (PSDB), participou na tarde e noite de ontem (19) de caminhada, carreata e comícios em Campina Grande, São José dos Ramos e Gurinhém.
Em Campina Grande Rômulo Gouveia participou de caminhada e comício relâmpago no bairro do Pedregal, ao lado dos deputados eleitos Romero Rodrigues (Federal), Eva Gouveia (Estadual) e lideranças da cidade.
Em São José dos Ramos uma carreata esperava por Rômulo e a prefeita que recentemente aderiu à candidatura de Ricardo Coutinho, Maria Aparecida, que ao final da mesma, falou ao povo que aguardava em praça pública.
Na cidade de Gurinhém o vice-governador de Ricardo Coutinho participou de comício ao lado do ex-prefeito Jorge Ribeiro.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Rômulo Gouveia participa de Carreata e Comícios


Rômulo Gouveia (PSDB) participou ontem (17) de Carreata na capital do estado ao lado do seu companheiro de chapa Ricardo Coutinho (PSB).
A carreata passou por vários bairros de João Pessoa, sendo recebida com muita festa pelo povo que, no primeiro turno, concedeu uma grande vitória a coligação uma nova Paraíba.
Depois da carreata, Rômulo esteve nas cidades de Matinhas e Alagoa Nova, participando de grandes comícios.
O deputado federal e candidato a vice-governador destacou que a Paraíba cansou de perseguição e de velhas práticas, “vamos trabalhar por toda Paraíba, nenhum município será penalizado ou perseguido pela opção política dos seus líderes”.

Rômulo recebe visita do federal mais votado do Ceará


O deputado federal e candidato a vice-governador da Coligação Uma Nova Paraíba, encabeçada por Ricardo Coutinho (PSB), Rômulo Gouveia (PSDB), recebeu ontem (17) a visita do deputado federal eleito, segundo mais jovem do Brasil e o mais votado do Ceará, Domingos Neto (PSB).
Ao lado da deputada estadual eleita Eva Gouveia (PTN), Rômulo comentou a alegria de ter como companheiro de chapa Ricardo Coutinho, do mesmo partido do jovem deputado e do governador reeleito do Ceará Cid Gomes, “que tem como vice o meu amigo Domingos Filho, presidente da assembleia legislativa do Ceará”.
“Tenho certeza que Ricardo e Rômulo são os melhores nomes para o governo”, falou Domingos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Rômulo participa de Comício no Cruzeiro


O candidato a vice-governador Rômulo Gouveia esteve na noite desta segunda (20), participando de comício no bairro do Cruzeiro em Campina Grande.
Rômulo Gouveia, que está como deputado federal pelo PSDB da Paraíba, alertou os presentes ao comício para a necessidade de Campina Grande mostrar mais uma vez sua força nas próximas eleições do dia 03 de outubro, “vamos dizer não, aquele que tirou o governador de Campina”.
O vice de Ricardo Coutinho (PSB) falou que os investimentos na cidade foram paralisados na entrada do governo atual, “o hospital que Cássio deixou com 80% concluído não é entregue, 1.000 casas estão esperando”, falou Rômulo que depois seguiu para Belém.
Hoje (21) Rômulo realizará Caminhada no bairro do Pedregal em Campina Grande e faz comício em São Mamede, ao lado do senador Efraim Morais(DEM).

Rubens Nóbrega: Colunista do Jornal Correio da Paraíba denuncia uso de funcionários do estado em Campanha

Obrigado a fazer campanha
Recebi ontem denúncia segundo a qual servidores da Cinep - Companhia de Industrialização do Estado - estariam sendo obrigados a participar de atividades da campanha do governador José Maranhão (PMDB).
O ‘trabalho’ seria realizado nos finais de semana, feriados e em horários fora do expediente dito normal. “Mas teve dia”, disse-me a fonte, “que a Cinep fechou mais cedo só para facilitar a presença de servidores em determinado evento de campanha”.
Pelo que entendi, a imposição de prestar serviços à campanha do governador alcança qualquer funcionário que exerça alguma função gratificada. E ai de quem não for, porque ficaria com sua gratificação ameaçada.
Quem não comparecer ou se recusar a ir a carreatas, passeatas, arrastões, panfletagens etc. perde a confiança do chefe e, consequentemente, arrisca-se a uma punição que fatalmente seria aplicada logo após o fim do período eleitoral.
Segundo a mesma fonte, um diretor da Cinep fiscaliza pessoalmente a presença dos comissionados nos eventos da campanha. Só falta fazer uma chamada. O que deixaria tal absurdo ‘completo de tudo’ e só aumentaria a urgência na investigação por parte da Justiça Eleitoral.
Trago tal denúncia a este espaço com muita segurança quanto à procedência dos fatos, graças à seriedade da pessoa que me narrou, revoltada, o que estariam fazendo na Cinep e em outras repartições estaduais.
Mesmo assim e de qualquer forma, a minha certeza ou ciência da veracidade do que exponho não dispensa a atitude devida da Justiça Eleitoral, particularmente do Ministério Público Eleitoral.
Do mesmo modo, não exclui a possibilidade de a Cinep, por sua direção, vir a público esclarecer ou rebater a denúncia, usando para tanto esta coluna ou qualquer outro meio de divulgação.
Insisto, de qualquer sorte, que tenho como fiel expressão da verdade o que me foi dito porque acredito na fonte e ela não foi a primeira a me contar coisas do gênero que estariam acontecendo em outros órgãos estaduais.
Lembro que o Governo do Estado foi aqui denunciado anteriormente e coube ao Secretário da Administração, Antônio Fernandes, prestar o esclarecimento devido.
Na denúncia anterior, não foi mencionado um local específico onde os servidores estariam sendo coagidos a fazer campanha, daí por que o Doutor Antônio ofereceu a resposta padrão para todos.
Segundo o secretário, participa de campanha quem quer e, se participar, somente pode fazê-lo após o regular expediente.
Houve acusação semelhante contra a Prefeitura da Capital, mas nenhum dirigente municipal atendeu ao pedido de informação e esclarecimento feito pelo colunista.
Conforme publiquei, um ônibus estacionaria cedo da manhã nas imediações do Centro Administrativo Municipal para ‘carregar’ o pessoal até os cruzamentos de ruas e e avenidas mais movimentados da cidade.
Funcionaria assim: o ônibus ‘despeja’ a ‘carga’ em locais previamente designados e aguarda os servidores fazerem o serviço: distribuir adesivos, panfletos, agitar bandeiras etc. Passada a hora do rush, no mesmo transporte todos voltam para suas repartições.
A PMJP deu calado como resposta, como já disse. Quem usou o espaço à guisa de resposta foi o jornalista Nonato Bandeira, coordenador da campanha do ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Mas o fez, muito mais, para atacar o adversário.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Rômulo inaugura Comitê, visita as feiras e participa de Carreatas no Vale do Mamanguape


O deputado federal pelo PSDB da Paraíba, Rômulo Gouveia, que também é candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) participou de várias atividades de campanha no Vale do Mamanguape, no sábado (11).
Rômulo Gouveia chegou cedo a cidade de Mamanguape, foi recebido pelo prefeito de Capim Sergio Lima, o ex-prefeito de Cuité de Mamanguape João Dantas, vereadores e lideranças de toda região.
Na cidade, Rômulo inaugurou mais um comitê de campanha, participou de carreata e conversou com pessoas que estavam na feira.
Depois a comitiva seguiu para a cidade de Rio Tinto, onde realizou os mesmos eventos.
O deputado federal ao final da visita ao Vale foi encontrar a Caravana da Verdade e o candidato a governador Ricardo Coutinho que realizava carreata em Lucena.
Seguiram juntos para Belém, Tacima e Riachão de Araruna, onde o próximo vice-governador participou de Carreata ao lado de Ricardo, Cássio e Efraim.
“Nossa campanha cresce a cada dia, o sentimento das ruas é claro, a Paraíba vai mudar com Ricardo”, falou Rômulo que ainda na noite do sábado participou de evento social em Campina Grande.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Comício em Piancó


No começo da noite de ontem (29) Rômulo Gouveia se dirigiu ao município de Piancó, onde participou e representou a chapa majoritária em um grande comício na cidade.
Enquanto Ricardo Coutinho, Cássio Cunha Lima e Efraim Morais, ainda passavam pelas ruas de Bayeux na continuação da Carreata, Rômulo estava ao lado da prefeita Flávia Galdino, vereadores e lideranças de toda região em um gigantesco comício no bairro do Belo Horizonte, local tradicional das caminhadas políticas da prefeita.
Quem também participou do comício foi o candidato a deputado estadual Adriano Galdino.

Rômulo inaugura Comitê em Lagoa de Roça e participa de Comício gigante em Piancó


O deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB-PB) depois de participar de mais uma demonstração de carinho do povo de João Pessoa pelo ex-prefeito e futuro governador, Ricardo Coutinho (PSB) numa grande carreata, foi ao município de São Sebastião de Lagoa de Roça e inaugurou mais um Comitê, ontem (29).
O que seria uma breve inauguração se transformou em comício tendo os presentes que falarem no meio da rua para uma multidão.
Além do próximo vice-governador Rômulo Gouveia estavam: a líder de associação rural Kátia Gouveia, o ex-prefeito Ramalho Alves, os vereadores Zezé(presidente da câmara), Zezinho do Caracol, o vice-prefeito da cidade Zezinho de Manú e o prefeito Lucio Flavio.
Os candidatos a deputado federal, Romero Rodrigues e estadual Eva Gouveia, também participaram do ato na cidade do brejo paraibano.

domingo, 29 de agosto de 2010

Luis Torres nos coloca a refletir no seu Blog

Mistérios fluminenses

O Rio de Janeiro continua lindo. É de lá que vem uma história que deverá mexer em breve com a discussão política na Paraíba. Ao menos no que diz respeito às pesquisas eleitorais divulgadas.
Ventos cariocas que passaram pelo blog de ontem pra hoje revelaram uma tempestade que está por vir. Neste clima, tem gente indignada. Gente inocente. E, talvez, tenha gente envolvida.
Ela vai passar e não deixará ninguém parado.
O blog vestiu a roupa de plástico e foi pra chuva pra se molhar. E voltar com mais informações, seja hoje, amanhã ou em breve. Aguardem.

sábado, 28 de agosto de 2010

Rômulo inaugura Comitê e participa de Caminhada em Alagoa Grande


O deputado federal pelo PSDB paraibano, Rômulo Gouveia, que também é candidato a vice-governador ao lado de Ricardo Coutinho (PSB) esteve neste sábado em Alagoa Grande inaugurando mais um comitê de campanha e participando de uma caminhada na feira e ruas da cidade.
Rômulo Gouveia foi recebido pelo prefeito Bosco Carneiro Júnior, vereadores e lideranças de toda região.
Também participaram da inauguração e caminhada, os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP) e Ricardo Marcelo (PSDB) que são votados pelo prefeito da cidade brejeira.
“Bosco tem uma liderança inquestionável na região”, falou Rômulo que no dia de ontem estava ao lado de Ricardo Coutinho, Cassio Cunha Lima e Efraim Morais no cariri paraibano.
Também no dia de hoje, Rômulo participa de carreata em Alcantil, Barra de Santana e grande Comício em Queimadas.
Na noite de hoje a coligação também fará comício no bairro das Malvinas em Campina Grande.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Rubens Nóbrega escreveu o seguinte em sua coluna

Rubens Nóbrega
Quinta, 26 de Agosto de 2010 - 06h00
Analisando o Guia
Impressionante a repercussão da fala do ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB) no seu programa do Guia Eleitoral, confessando com extrema sinceridade os motivos que o levaram a se aliar a Cássio Cunha Lima (PSDB) e a Efraim Morais (PSB).
Ainda ontem, mesmo já amplamente disseminado, dissecado e repicado em todas as rodas, becos e programas, o famoso ‘guia de Ricardo’ era tão comentado quanto o assassinato de que foi vítima a empresária Ana Maria Abrantes.
Digo mais: fiquei tão impactado com aquela performance do Mago que recorri ao Professor Flávio Lúcio Vieira, meu analista político de cabeceira, para me ajudar a entender o que houve e repartir com os leitores a compreensão dele sobre o fato.
Doutor Flávio Lúcio não apenas me socorreu como escreveu e o seu escrito sobre o assunto, com a qualidade de sempre, é o que ofereço logo mais a vocês, antecipando que ele não se ocupa apenas do desempenho de Ricardo Coutinho.
O analista também ‘pega’ o guia de José Maranhão (PMDB). Confiram, a partir deste ponto.
Rubens, a respeito do guia em que Ricardo Coutinho finalmente aparece para tentar esclarecer porque apóia e é apoiado por Cássio Cunha Lima e Efraim Morais, me chamaram a atenção algumas coisas: a maneira quase patética com que o ex-prefeito pede o apoio do eleitorado (lembrou o “não me deixem só” de Collor); além disso, Coutinho pouco citou os nomes dos dois aliados, referindo-se na maioria das vezes a “eles” ou “deles” para acentuar que eles são mesmo o “outro”, o “diferente”.
Agora, é bom ressaltar o quanto o ‘Mago’ melhorou seu desempenho na TV: parece mais confortável na frente das câmeras, fala com tranqüilidade como se não quisesse acabar logo o texto, com uma dicção mais clara e uma entonação mais firme, conversa com o eleitor e consegue passar a ele confiança (ou seja, Duda Mendonça é bom mesmo).
José Maranhão parece não dar importância à TV, pois também deixa transparecer que não se esforça muito em melhorar seu desempenho. O melhor dele é quando fala como se tivesse dando uma entrevista para um documentário, onde aparece mais à vontade, sem olhar direto para a câmera. Com essa deficiência, José Maranhão passa uma insegurança subjetiva ao eleitor, especialmente a certos tipos de eleitores que olham mais para a carcaça de um discurso e para uma apresentação mais rebuscada.
Por fim, um último comentário. A “matéria” que foi ao ar aparentemente após o guia de Maranhão. O eleitor comum não percebe claramente ser ela do guia do PMDB, pois ela foi inserida após as vinhetas e o texto de praxe que encerram o programa. É uma estratégia conhecida. Descolado do guia do PMDB, faz parecer que José Maranhão, por enquanto, não faz críticas e só apresenta propostas. Desatento, o eleitor pode pensar ser de outro guia a matéria.
De qualquer forma, ao que parece, Maranhão começa a se preocupar com o crescimento do Mago em João Pessoa. Não que eu ache que o PMDB mira apenas o objetivo de evitar o início de “virada” da oposição. Com isso também, afinal, gato escaldado...
A questão, acho eu, é que vencer ou perder por pouco aqui é importante para 2012. E se Coutinho não ganhar na Capital por uma grande diferença, o caminho para a oposição vencer em 2012 estará mais do que aberto. Especialmente se todos os que se uniram contra o PSB em 2010 se mantiverem juntos (Maranhão, Cícero Lucena, Lúcia Braga, PT e PCdoB). Por isso, detectada qualquer possibilidade de reação por aqui, a artilharia estará de prontidão.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Rômulo fala na tribuna da Câmara sobre a insegurança na Paraíba


Ontem (16) na tribuna da Câmara dos Deputados em Brasília, o deputado federal pelo PSDB da Paraíba, Rômulo Gouveia, destacou o estado de insegurança reinante no estado.
“tenho encontrado um descaso muito grande em relação à falta de água e, principalmente, à violência que assola o Estado”, disse Rômulo que tem percorrido todo o estado ao lado de Ricardo Coutinho, candidato a governador pelo PSB.
Rômulo destacou a presença da Caravana da Verdade que está percorrendo todas as regiões da Paraíba, levando a mensagem do novo governo que terá como vice o deputado paraibano.
O parlamentar aproveitou para pedir empenho dos colegas para votação das PECs, principalmente a 300, que trata do novo piso dos policias e bombeiros do Brasil, “que é consenso, que é importante para a segurança do nosso Estado”.

Rômulo recebe apoio dos quadrilheiros


Em uma reunião o deputado federal e candidato a vice-governador de Ricardo Coutinho, Rômulo Gouveia (PSDB), recebeu o apoio dos organizadores das quadrilhas juninas do São João de Campina Grande.
Estavam também na reunião, o deputado estadual e candidato a federal Romero Rodrigues, a candidata a deputada estadual Eva Gouveia, o presidente da associação dos quadrilheiros de Campina Grande Marcone Marques e o ex-vereador Marinaldo Cardoso.
Rômulo disse em sua fala que manterá o apoio as quadrilhas juninas de Campina Grande, “aliás, vamos aumentar o apoio quando estivermos no governo do estado”.

Rômulo participa da abertura do 1º Congresso Muito Especial da Paraíba


O deputado federal e candidato a vice-governador da chapa encabeçada por Ricardo Coutinho (PSB), Rômulo Gouveia (PSDB), participou da abertura do 1º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das pessoas deficientes da Paraíba, no auditório da FIEP em Campina Grande.
Rômulo foi citado no discurso do presidente do Instituto Muito Especial, Marcos Scarpa, “tudo começou quando o deputado Rômulo viu em Pernambuco nosso trabalho e viabilizou uma emenda para realização do congresso na Paraíba”.
O instituto realiza um trabalho de inclusão social há 12 anos e durante os próximos quatro dias estará debatendo e mostrando na feira instalada no local, as novas tecnologias de inclusão social para pessoas especiais.
“Já me comprometi com Marcos para colocar emenda proporcionando a realização do segundo também na Paraíba”, disse Rômulo Gouveia.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Futuro vice-governador participa de reuniões em Campina Grande


Rômulo Gouveia esteve participando de reuniões com líderes comunitários de Campina Grande.
O deputado federal e futuro vice-governador, recebeu sugestões, adesões e o carinho de jovens pelas ruas dos bairros de Campina Grande.

Rômulo vai a Cubati


Rômulo Gouveia esteve neste domingo (18) em Cubati.
Cidade conhecida pelos enduros de moto-croos e que recebe muitos turistas nesta época do ano para o evento que já está no calendário nacional.
Rômulo visitou o líder político na cidade Luis de Sousa, que o recebeu ao lado de políticos da região e também do deputado Romero Rodrigues.
O futuro vice-governador caminhou pelas ruas, encontrou amigos, conversou com as pessoas que lá estavam, parou para tirar fotos, receber e dar abraços.

Rômulo Gouveia mantém contatos com Juracy Palhano e o prefeito Júnior de Alagoa Grande


O deputado Rômulo Gouveia, que também é candidato a vice-governador de Ricardo Coutinho (PSB), esteve neste fim de semana em contato com lideranças de Campina Grande e região.
No sábado esteve reunido com Juracy Palhano, líder político em Campina Grande que guarda boa parte da historia viva da cidade consigo.
Quem também esteve reunido com o futuro vice-governador foi o prefeito João Bosco Carneiro Júnior de Alagoa Grande, que aproveitou para relatar como está o andamento da campanha no brejo paraibano.

Rômulo participa do lançamento de Gilma Germano a Assembleia


O deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB) e candidato a vice-governador de Ricardo Coutinho (PSB) esteve no curimataú paraibano, participando do lançamento da candidata a deputada estadual de Gilma Germano.
Também estava no lançamento o candidato a senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que enalteceu a iniciativa de se ter uma futura deputada estadual genuinamente da região.
Rômulo na sua fala também disse da importância da candidatura e do fortalecimento da região com a representação feminina de Gilma na Assembleia.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Rômulo presta homenagem ao Prof. Stênio Lopes

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, uma cidade se constrói e se desenvolve com grandes homens, abnegados, comprometidos e que se doam em prol do bem comum.
Digo isto, para lembrar a figura do Professor e Jornalista José Stênio Lopes, que faleceu no último dia 02 de julho, que dedicou boa parte dos seus 94 anos ao progresso de Campina Grande.
A sua altivez, o seu caráter, o seu espírito empreendedor, o seu idealismo, foram marcas cravadas na história da cidade que muito deve a ele o seu desenvolvimento industrial, vez que foi um dos principais responsáveis pela implantação do Departamento Regional do Senai na Paraíba.
Campina Grande é conhecida pela excelência do seu polo educacional, tanto no ensino superior, como profissional e tecnológico. Nessa área é que o Professor Stenio Lopes deu uma contribuição inestimável por meio da fundação da Escola Senai.
A Escola Senai em Campina Grande, a qual dedicava ele, mesmo aposentado, boa parcela de seu tempo, é referência nacional pelas excelência de seus cursos de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento nas áreas de metalmecânica, couro e calçado, automotiva e construção, dentre muitos outros, e que já formou milhares de técnicos hoje espalhados pelas indústrias de todo o Brasil.
Além disso, o Professor Stênio Lopes foi professor pioneiro da Escola Politécnica de Campina Grande e da Faculdade de Ciências Econômicas. Ao lado dos saudosos Edvaldo do Ó e JoséLopes de Andrade e do ex-reitor da UFPB Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, participou dos grandes momentos e projetos voltados para o desenvolvimento sócio-cultural e econômico de Campina Grande.
Intelectual, deixou obras escritas, principalmente sobre a história do Senai. Jornalista, foi Editorialista pioneiro do Jornal da Paraíba, Superintendente da Rádio Caturité e Editor do Diário da Borborema, importantes órgãos de comunicação daquela cidade.
Foram 94 anos fazendo o bem, participando das mais importantes instituições da cidade e deixando um legado inteiramente voltado para a construção de valores éticos e cristãos, utilizando a educação como instrumento transformador do cidadão.
Um pouco de sua bela e grandiosa história foi eternizada pelo poeta e cordelista Manoel Monteiro, que escreveu o cordel Stênio Lopes Um menino do interior. O cordel biográfico aborda a contribuição de Stênio Lopes na área educacional da cidade, através do SENAI.
Em nome da bancada da Paraíba no Congresso Nacional, quero fazer o registro dessa grande perda para a Paraíba e para Campina Grande, que foi a morte do Professor José Stênio Lopes, desejando a sua família o conforto Divino e a certeza de que, em vida, teve uma existência exemplar e que só deixa saudades.
Por fim, me utilizarei das palavras proferidas em certa ocasião pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco Buega Gadelha, e que constam do prefácio do Livro Uma Escola e Algo Mais, escrito pelo Professor Stênio, lançado em 2008, para bem o definir:
Stênio Lopes é um desses homens frutuosos que, por onde passou, foi capaz de galvanizar pessoas e deixar a sua marca, alicerçada no trabalho árduo dos pioneiros, dos bandeirantes da aprendizagem industrial.

Em discurso na Câmara: Rômulo fala da sua decisão e a crescente onda de violência na Paraíba


Discursando ontem (06) na câmara dos deputados, Rômulo Gouveia (PSDB-PB) falou sobre sua decisão de ser candidato a vice-governador de Ricardo Coutinho no pleito que se avizinha, do dia 03 de outubro.
“Assumi esse convite em razão do destino daquele Estado, do quadro em que se encontra a Paraíba”, disse Rômulo.
O parlamentar falou da sua trajetória como homem público, onde ocupou cadeiras na câmara municipal de Campina Grande, na assembleia legislativa do estado da Paraíba e agora está no seu primeiro mandato de deputado federal.
“Durante este mandato, meu trabalho foi voltado aos interesses da Paraíba, como educação, interiorização do ensino, comunicação e a telefonia móvel”, falou o tucano.
Rômulo Gouveia disse ainda que, sabe bem dos desafios que vai enfrentar, “em função de um governo que se instalou, por via indireta, por decisão judicial e que usa de todos os expedientes para se manter no poder da Paraíba”.
“A demonstração maior tem sido a cooptação de partidos, de prefeitos, o autoritarismo, o excesso de nomeação com contratações, ultrapassando, inclusive, a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse o deputado.
“Foi diante desses fatos, diante da convocação partidária, diante da representação política de Campina Grande e do compartimento da Borborema que decidi aceitar o convite para, ao lado de Ricardo Vieira Coutinho, que governou a cidade de João Pessoa, a capital de todos os paraibanos, com dignidade, com respeito, com ética, com espírito público, mas, acima de tudo, realizando uma das maiores administrações da história política da cidade de João Pessoa”, justificou Rômulo Gouveia.
Enquanto Rômulo discursava foi aparteado por colegas de várias legendas partidárias, como o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), “fiz questão de fazer esse aparte, porque independentemente da posição política tomada pelo meu partido, o PT, que sabe inclusive as relações históricas que tem com o nosso candidato a Governador Ricardo Coutinho, do PT, nas nossas labutas de longa data. Desejamos toda a felicidade para vossa excelência. Conheço o seu trabalho”.
Quem também falou foi o deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), “quero cumprimentá-lo por essa decisão. Nós, do PSDB, agradecemos ao Rômulo Gouveia a grande liderança que temos na Paraíba”. Outra intervenção foi da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), “sei como tem desenvolvido um excelente trabalhando ao representar a gente do seu Estado em todos os sentidos”.
“Com certeza, chegando ao lado de Ricardo Coutinho ao Governo da Paraíba, teremos oportunidade de levar a experiência do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, encerrou Rômulo.

Violência

Tem preocupado Rômulo Gouveia a crescente onde de violência na Paraíba, onde os índices são constantemente acrescidos de mais casos.
Segundo o parlamentar paraibano, diferente da mídia institucional os jornais trazem todos os dias casos e números da violência no estado.
“As estatísticas demonstram o aumento da criminalidade em todas as suas modalidades: furtos e roubos a pessoas e propriedades, homicídios, sequestros relâmpagos, tráfico de drogas, práticas dos grupos de extermínio e crime organizado, além da constante execução sumária de detentos e ex-detentos”, falou Rômulo, que citou que no governo anterior, criticado pelo atual governo, os investimentos em pessoal foram bem maiores, com concursos públicos e valorização da categoria.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Rômulo usa a tribuna e fala sobre a decisão de ser vice-governador e lamenta a crescente onda de violência no estado da Paraíba

Sr. Presidente, Deputado Efraim Filho, Sras. e Srs. Deputados, pessoas que acompanham esta sessão, ocupo esta tribuna para dizer que há exatamente 8 dias adotei uma decisão, que julgo importante — Senador Mauro Benevides — , para minha vida política, decidi, atendendo ao convite do candidato a Governador da Paraíba Ricardo Coutinho, ser seu companheiro de chapa na eleição da Paraíba.
Assumi esse convite em razão do destino daquele Estado, do quadro em que se encontra a Paraíba.
Iniciei minha vida pública em 1988. Fui Vereador na cidade de Campina Grande e Presidente da Casa Félix Araújo. Fui Deputado Estadual por 2 mandatos e Presidente — Deputado Lázaro — , da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba e exerço meu primeiro mandato de Deputado Federal.
Durante este mandato, meu trabalho foi voltado aos interesses da Paraíba, como educação, interiorização do ensino, comunicação, telefonia móvel. Uma série de bandeiras que levantei naquele Estado e pretendo dar continuidade a esse mandato. Na Paraíba, recebi apoio da unanimidade dos partidos que integram a oposição do meu Estado para disputar essa eleição.
Sei do desafio. Sei exatamente das dificuldades que vamos enfrentar, em função de um governo que se instalou, por via indireta, por decisão judicial e que usa de todos os expedientes para se manter no poder da Paraíba.
A demonstração maior tem sido a cooptação de partidos, de prefeitos, o autoritarismo, o excesso de nomeação com contratações, ultrapassando, inclusive, a Lei de Responsabilidade Fiscal.
E quando falo isso, o Deputado Efraim Filho sabe perfeitamente do quadro em que se encontra a Paraíba e quantas vezes aqui o Deputado Luiz Couto também usou esta tribuna para denunciar o abuso, a interferência, a ingerência partidária.
Uma série de práticas que remontam ao passado, talvez à década de 30, e que a Paraíba já baniu, através do voto, por duas vezes, quando derrotou esse mesmo governador que hoje está no comando por decisão judicial.
Foi diante desses fatos, diante da convocação partidária, diante da representação política de Campina Grande e do compartimento da Borborema que decidi aceitar o convite para, ao lado de Ricardo Vieira Coutinho, que governou a cidade de João Pessoa, a capital de todos os paraibanos, com dignidade, com respeito, com ética, com espírito público, mas, acima de tudo, realizando uma das maiores administrações da história política da cidade de João Pessoa.
É tanto que a sua reeleição se deu com mais de 70% de aprovação. Uma eleição que ele venceu no primeiro turno, tanto em 2004 como em 2008. Saiu do governo da cidade de João Pessoa para disputar o Governo do Estado com a aprovação de todos os pessoenses e dos paraibanos que ali na capital de todos os paraibanos residem e reconhecem e aprovam os investimentos na educação, na saúde, na infraestrutura, na moradia, nas ações de valorização do servidor no governo que realizou àfrente da Prefeitura da Cidade de João Pessoa.
É diante desse quadro, Deputado Virgílio, que faço meu pronunciamento. Concedo a palavra a V.Exa., que conhece a nossa querida Paraíba e que já teve a oportunidade de caminhar no nosso Estado. É com alegria que ouço o aparte de V.Exa.
O Sr. Virgílio Guimarães - Muito obrigado, Deputado Rômulo Gouveia, amigo de longa data, desde quando V.Exa. brilhava na Assembleia Legislativa daquele querido Estado. Um Estado irmão, Deputado Rômulo Gouveia. Minas e a Paraíba têm laços históricos profundos, indissociáveis. Por isso fiz questão de fazer esse aparte, porque independentemente da posição política tomada pelo meu partido, o PT, que sabe inclusive as relações históricas que tem com o nosso candidato a Governador Ricardo Coutinho, do PT, nas nossas labutas de longa data. Desejamos toda a felicidade para V.Exa. Conheço o seu trabalho, o seu prestígio, a sua coerência, a sua luta.
Não quero aqui me posicionar sobre aquela eleição, até porque, repito, tenho meu partido e tenho as nossas campanhas, mas não poderia deixar nunca de dar esse abraço no companheiro. Deixar esse abraço no companheiro que esteve aqui durante o curto período deum mandato, mas trazendo para cá toda sua experiência. Talvez um dos que tenha chegado aqui nesta Casa com mais experiência e conhecimento do que é a luta cotidiana ali no Nordeste brasileiro, ali na Paraíba e que trouxe toda essa carga para nós. Com a sua amizade e com o seu companheirismo só posso desejar a V.Exa. muitas felicidades. Tenho certeza de que fez uma opção consciente, tranquila e sobretudo coerente com o seu passado e com a sua caminhada. Receba aqui o meu abraço. O meu abraço de muitas felicidades para o companheiro Rômulo Gouveia!
O SR. RÔMULO GOUVEIA - Deputado Virgílio Guimarães, agradeço o aparte de V.Exa., que enriquece o meu pronunciamento. V.Exa. que tive a oportunidade de receber na Paraíba quando era Presidente da Assembleia e V.Exa. disputava a Presidência desta Casa.
Como V.Exa. muito bem colocou, o candidato a Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, é oriundo do Partido dos Trabalhadores, dos movimentos populares e sindicais do Estado da Paraíba, eu que também tenho origem...
Na verdade, a chapa de oposição reproduz a representação dos movimentos populares porque veio também do movimento estudantil e do movimento popular e no Senado, também, o retorno à política e à vida pública do ex-Governador Cássio Cunha Lima, que disputa o Senado ao lado do Senador Efraim Morais, que também presidiu esta Casa. Com certeza a formação da chapa, contemplando os demais partidos e a distribuição geográfica do Estado, dá a demonstração do nosso respeito à Paraíba.

Mas, Sr. Presidente, Senador Efraim, Srs. Deputados, não vou me limitar neste pronunciamento, pelo qual agradeço ao Deputado Givaldo Carimbão, que, por permuta, cedeu-me este espaço. Como disse, a minha preocupação com a Paraíba e a minha decisão, Deputado Bruno Rodrigues, são em um sentido, e, quando tomei a decisão de ser o companheiro de chapa de Ricardo Coutinho no último dia 30, o fiz diante do quadro que se encontra nas diversas áreas.
Aqui vou abordar um dos assuntos que nos preocupa, para o qual esta Casa poderá inclusive contribuir se hoje votar a PEC 300, que tem o objetivo de investir na segurança pública e de repartir com os Estados uma parte do bolo da União.
Eu não posso aceitar o que ocorre no Estado da Paraíba em relação à insegurança nos últimos dias. Deputado Efraim Filho, procurei colher — para ilustrar o meu pronunciamento e a minha preocupação nesta tribuna com relação à violência na Paraíba — fatos do mês de junho e já do início de julho.
Para se ter uma ideia, no dia 29 de junho, final dos festejos juninos que a Paraíba inteira realizou, a manchete do Jornal da Paraíba foi: Bando amarra gerente e rouba mais de R$ 20 mil de agência do Bradesco. Jovem é executado com cerca de dez disparos em João Pessoa, Diário da Borborema, 30 de junho; Cenário de Guerra no Cariri — Bandidos explodem seis caixas eletrônicos em Umbuzeiro eAroeiras e fazem 20 reféns em assalto em Serra Branca, Diário da Borborema, 1º de julho de 2010;
Até quando? Bandidos explodem mais 2 bancos no Cariri, Diário da Borborema de 1º de julho de 2010; São Sebastião do Umbuzeiro: Dupla invade a agência dos Correios, fere gerente a tiros e levaR$10 mil, Portal Paraíba do dia 3 de julho de 2010; Terceira agência do Banco do Brasil é explodida em 48hs, Portal Hora Exata, 3 de julho de 2010; Quatorze quilos de crack apreendidos na Paraíba, Portal Hora Exata, 3 de julho de 2010; Casa lotérica é assaltada pela terceira vez, Jornal da Paraíba de 6 de julho; Grande João Pessoa registra 9 mortes no final de semana, Jornal da Paraíba de 6 de julho; Vigilante de obra é executado a tiros no Valentina, em João Pessoa, Portal Paraíba, 6 de julho.
Esse tem sido, nos últimos dias, o retrato da insegurança por falta, Sr. Presidente, de um compromisso de investimentos com a segurança pública. E pior que a ausência de políticas de investimentos éa propaganda enganosa do Governo, da mídia institucional, que, graças a Deus, fruto da legislação eleitoral, se encerrou no último dia 3 de julho. O retrato que a mídia institucional e a propaganda do Governo do Estado alardeiam, que a paz reina na Paraíba, não corresponde à realidade.
Os relatos que ouvi pessoalmente em viagens a regiões do Estado — tenho percorrido as diversas regiões da Paraíba, desde a da Grande João Pessoa, a do Brejo, a do Cariri, a do litoral, a do sertão até a do Compartimento da Borborema — não dizem isso.
A preocupação maior do atual ocupante do Palácio da Redenção é, como disse inicialmente, com a cooptação de apoios políticos à sua reeleição, ao seu projeto pessoal, esquecendo-se de investir em área tão importante, a da segurança pública.
Lembro-me muito bem de aquele Governo dizer, quando assumiu, fruto de decisão judicial, há exatamente 1 ano e 6 meses, que a segurança pública seria prioridade. Criticava a política de segurança pública do Governo anterior e dizia que, com muito esforço, com concurso público, com delegados de carreira, com aquisição de viaturas, com aumento do contingente policial e com a valorização da Polícia Militar, dos Corpos de Bombeiros e da Polícia Civil, iria enfrentar as dificuldades que reinavam no Estado, violência e insegurança.
Mas o atual Governo, que prometeu e que criticou a política de segurança pública, infelizmente até agora não fez nada a não ser propaganda enganosa e investimento qualquer na segurança do Estado, Deputado Lobbe Neto.
O pior é que ocorre o mesmo na área da saúde. O Governo prometeu que iria investir na Saúde e recentemente um paciente saiu de Ibiara, no Vale do Piancó, que V.Exa. muito bem conhece, veio para a cidade de Patos e, não recebendo atendimento, foi para Campina Grande; não encontrando atendimento nesta cidade novamente, voltou e faleceu na cidade de Ibiara, devido à falta de assistência na Saúde.
O Governo entregou recentemente vários hospitais, mas não adianta entregar hospitais sem ter uma política de investimentos para a Saúde. Foi por esse motivo, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, que tomei a decisão de, ao lado de Ricardo Coutinho, disputar o Governo da Paraíba. Tomei esta decisão muito mais preocupado não com meu projeto pessoal, porque sei a exata dimensão das dificuldades que iremos enfrentar, dos obstáculos, da utilização da máquina pública sem controle, sem limites, mas com a confiança e a esperança de que a Justiça Eleitoral do meu Estado fiscalize e acompanhe de perto as ações para combater a utilização da máquina pública.
Mas tomei muito mais essa decisão na coragem de poder gerar para os paraibanos a esperança de que, a partir do próximo ano, o Governo, voltado para os interesses da sociedade, o Governo, que tem a identificação com os segmentos da sociedade, possa ouvir o contraditório, possa construir o debate e possa, acima de tudo, construir a Paraíba para o futuro e para tudo aquilo que deseja.
Então, não poderia, neste instante de convocação, me omitir. Muitos, com 7 dias da decisão, estão me perguntando o porquê da decisão. E tenho dito: Tomei a decisão porque não faço política individual. Faço política de grupo, faço política analisando, acima de tudo, o futuro do meu Estado. E não poderia me negar a esse projeto para realizar um projeto pessoal. Talvez ficasse muito mais confortável disputar a minha reeleição, retornar a esta Casa, dar continuidade ao meu trabalho à frente das comissões em que aqui venho atuando, levando ações para os Municípios, lutando. Mas o desafio maior, a convocação maior me fez interromper esse projeto e passar a construir um projeto de futuro para a Paraíba. Então, não poderia, de maneira nenhuma, neste instante, me ausentar da disputa, do embate, até porque sei da exata dimensão da responsabilidade que os paraibanos esperam de nós.
Ouço, com alegria, o nobre Deputado Lobbe Neto, companheiro de partido e atuante Parlamentar, que muito bem representa o Estado de São Paulo, nesta Casa.
O Sr. Lobbe Neto - Quero aproveitar esta oportunidade e fazer um aparte para cumprimentá-lo pela decisão corajosa, V.Exa. que já foi Deputado Estadual, Prefeito, Deputado Federal e agora passa a uma nova luta, uma nova jornada na vida pública e política do País e na Paraíba. Quero cumprimentá-lo por essa decisão. Nós, do PSDB, agradecemos ao Rômulo Gouveia a grande liderança que temos na Paraíba. Tenho certeza de que poderá ter uma grande eleição. Se a população na Paraíba entender o seu trabalho, pensando sempre no Estado, em grupo, no melhor para o País, o trabalho que desenvolveu no Congresso Nacional, desmentindo muitas promessas, que às vezes prometem e os recursos não chegam para aqueles que precisam, tanto na área da saúde como na educacional. Estamos aí com a Emenda 29, e o Governo Federal, o Presidente da República fala para os prefeitos que vai ser votada, que está nas mãos do Congresso Nacional, mas nem na pauta vem a Emenda 29, e V.Exa. sempre batalhando para que tenhamos mais recursos para a saúde, para que os prefeitos, as entidades, os hospitais possam ter melhores condições de atender à população que mais precisa do atendimento e dos recursos do Sistema Único de Saúde. Por isso, quero cumprimentá-lo. Tenho certeza também de que o nosso candidato que disputará a Presidência, José Serra, juntamente com Indio da Costa, poderão ter um palanque à altura da sua candidatura, para que, na Paraíba, possa haver uma expressiva votação também.
E que, no próximo ano, tenhamos aí uma alteração no poder; e; daí para a frente, sim; em vez de promessas, um bom gerenciamento, que cumpra o orçamento da União, com emendas parlamentares, com recursos para os Municípios, melhoras para a saúde e para a educação, como aconteceu com o IDEB, no Estado de Minas Gerais e no Estado de São Paulo, e para as escolas públicas. É isso o que precisamos fazer, sem muito discurso, mas com compromisso de trabalho. É o que V.Exa faz aqui muito bem, caro Deputado Rômulo Gouveia.
O Sr. Rômulo Gouveia - Agradeço ao Deputado Lobbe Neto, que coloca muito bem. Porque, em visita, inclusive à Paraíba, recentemente, o presidenciável José Serra se comprometeu, não só com investimentos estruturantes para aquele Estado, mas também — assumiu — com a política de segurança para o nosso País.
Então, agradeço a V.Exa o aparte.
Para concluir, Sr. Presidente, a população gasta com segurança privada, mas do que pode inclusive com câmeras de vigilância, cercas eletrônicas, carros blindados, gradeados, enfim, para coibir a bandidagem.
As estatísticas demonstram o aumento da criminalidade em todas as suas modalidades: furtos e roubos a pessoas e propriedades, homicídios, sequestros relâmpagos, tráfico de drogas, práticas dos grupos de extermínio e crime organizado, além da constante execução sumária de detentos e ex-detentos.
Ou seja, um clima realmente de caos que levou inclusive a Assembléia Legislativa, que tive a oportunidade de presidir, por meio de requerimento do Deputado estadual Romero Rodrigues, no mês de maio, a que aquele Poder solicitasse, ao Governador do Estado, ao titular da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social e ao Comando da Polícia Militar providências imediatas do Governo do Estado com referência à violência crescente na Paraíba, particularmente em Campina Grande, requerendo ao Presidente da República, ao Ministério da Justiça, enfim ao Governo Federal a ação da Força Nacional no Estado.
Não bastam apenas a coragem e o esforço dos policiais civis, militares e dos bombeiros. Também as ações privadas de combate à criminalidade, não irão surtir efeito sem um efetivo plano de segurança pública, eficiente e organizado, plano esse que, infelizmente não dispomos no Estado da Paraíba.
O apelo que faço, em nome dos paraibanos e me associando aos recentes pronunciamentos dos Deputados Efraim Filho e Luiz Couto, é que as autoridades responsáveis pela segurança pública e o governo do Estado adotem providências imediatas e eficazes para combater essa verdadeira pandemia de violência, clamando por mais segurança pública na Paraíba.
A Paraíba pede e espera e merece paz, peço inclusive, ao final do meu pronunciamento, que na íntegra, com os apartes que aqui foram feitos pelos Deputados Virgílio Guimarães e Lobbe Neto, sejam inseridos e divulgados nos meios de comunicações da Casa, no Jornal da Câmarae no programa A Voz do Brasil,para que tomem conhecimento, Deputada Vanessa Grazziotin.
Ouço com prazer a nobre Deputada Vanessa Grazziotin.
A Sra. Vanessa Grazziotin - Muito obrigada. O tempo de V.Exa. já se vai, mas o Presidente terá bondade conosco e permitirá este aparte. Deputado Rômulo Gouveia, tenho acompanhado o trabalho de V.Exa. nesta Casa e sei como tem desenvolvido um excelente trabalhando ao representar a gente do seu Estado em todos os sentidos. Tivemos oportunidade de trabalhar juntos na Comissão Mista de Mudanças Climáticas. V.Exa. deu uma grande contribuição ao meio ambiente, que é fundamental e importante para o mundo, sobretudo para o nosso País que tem, por um lado, a exuberância da reserva de água doce na Amazônia e, por outro lado, tantos problemas como desertificação que acontece em todo o Nordeste brasileiro, na sua Paraíba, no Ceará e em tantos outros Estados. Ficam o meu reconhecimento e os meus cumprimentos pelo trabalho que V.Exa. desempenha nesta Casa. Parabéns, Deputado Rômulo Gouveia.
O SR. RÔMULO GOUVEIA - Agradeço a V.Exa. Foi um aprendizado muito grande, Deputada Vanessa Grazziotin, tivemos oportunidade de participar da Conferência de Copenhague.
Com certeza, caso os paraibanos decidam pelas oposições, vamos, sim, vamos levar a experiência desta Casa, não só na área de meio ambiente, mas nas diversas áreas. Como disse inicialmente, exerci mandato de Vereador, em Campina Grande, e de Deputado Estadual, saio desta Casa com um aprendizado muito grande. Esta Casa que representa todos os Brasis, esta Casa que tem na representação do povo os mais diversos Estados e sua realidade. Debates são travados nas Comissões Permanentes, nas Comissões Mistas, nas Comissões Especiais, nas missões que tive oportunidade de representar.
Com certeza, chegando ao lado de Ricardo Coutinho ao Governo da Paraíba, teremos oportunidade de levar a experiência do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e contribuir para o desenvolvimento do nosso estado.