Hoje, dia 29 de junho, comemora-se o Dia de São Pedro. Santo cultuado em todo o Nordeste e que encerra os festejos do ciclo junino.
Pude atestar, durante as últimas semanas, o quanto o nordestino, apesar dos sofrimentos que enfrenta durante todo o ano, ora com a seca inclemente, ora com as chuvas que causaram enchentes e destruição como se vê agora em parte da região, se rende às tradições e à cultura e celebram durante o mês de junho a fartura e a colheita.
As festa juninas, exaltam as nossas tradições populares mais legítimas, aquecem a economia e levam animação e alegria a todo o nosso povo tão sofrido.
O epicentro dos festejos juninos é em Campina Grande, na Paraíba, onde se realiza há 27 anos o evento “O Maior São João do Mundo”, que dura 30 dias, criação do ex-prefeito Ronaldo Cunha Lima. É de lá que se irradia a chama por celebrar os santos da época, Santo Antonio, São Pedro e São João, para toda a região Nordeste.
Inúmeras vezes já elenquei, desta Tribuna, a importância d’O Maior São João do Mundo, tanto para a divulgação das tradições nordestinas, como para a economia da Paraíba. Essa festa criou um novo ciclo econômico da cidade, que só se consolidou e aumentou ao longo dessas quase três décadas de realização.
Isso sem contar no incentivo à criação de festas em quase todos os municípios de seu entorno e a consolidação de outros eventos, que hoje se fazem também grandiosos, como o São João de Caruaru. É uma concorrência em que só a população é beneficiada.
Para ilustrar esse sentimento nordestino, fui buscar em Campina Grande, pela criatividade de seu povo e por, naturalmente, se cultivar e divulgar os valores culturais das nossas tradições regionais, dois temas, ligados diretamente aos festejos juninos e a alma nordestina.
Primeiramente, falar sobre a sanfona, instrumento típico do forró e um dos símbolos da região. Em Campina Grande nasceu à primeira Orquestra Sanfônica do país, por inspiração do poeta Ronaldo Cunha Lima, em 1990, regida pelo maestro Edmar Miguel, e hoje abriga a única fábrica de sanfonas do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário